sexta-feira, 24 de maio de 2013

Parte I: Tipos de massas



Boa noite turma, demorei mais enfim deixo mais um artigo bacana sobre os tipos de massinhas e suas variadas formas... no próximo post continuarei este artigo.

Vamos lá...
Massa: Mistura de produtos naturais ou sintéticos que não necessariamente possuem alguma fonte sílica (barro).

Argila: fragmentos muito pequenos de silicato de alumínio hidratados que ao sair da natureza precisa ser amassada e peneirada até que se torne pó.

Tornando-se um barro macio semelhante às massas de modelar para crianças, a transformação final do barro em cerâmica ocorre durante a queima em fornos rudimentares feitos no chão. A cerâmica são todos os objetos produzidos com argila e assadas no fogo.

Argila à base de água: Com o preço mais acessível se comparada às outras argilas, a mistura de pó de argila com água talvez se torne a melhor opção quando se trata de esculturas muito grandes.

A cerâmica se não assada corretamente em um forno especial, ficara quebradiça e fibrosa de uma hora para outra endurecendo rápido. Com a quantidade correta de água e mantendo as esculturas com uma pano úmido, pode-se adquirir melhores resultados, pois a mesma seca em contato com o ar deido a perda de água.

Plastilina: Massinha infantil usada em filmes de animação stop motion, é uma mistura de cargas orgânicas com pigmento, parafina e cera, maleável mais derrete e amolece no calor principalmente de holofotes.

A plastilina, plasticina, argila à base ou massa de modelar como também é conhecida vem em marcas variadas de dureza e composição sendo as mais conhecidas a Roma Plastilina, Chavant e Klean Klay.

Ao comprar a plastilina verifique se a composição é a base de cereais pois está em contato com o ar esfarela e não serve para esculpir. Esse tipo de massa é bom para quem está começando a modelar, pois além de ser reaproveitável tem baixo custo e bons resultados.

Massa Epoxi: Cimento químico industrial de composição com duplo componente adesivo e secante trazendo vantagem e desvantagem dependendo da finalidade da peça, pois ao secar ficara dura como uma pedra. 

A vantagem é que não precisa assar e depois de seca pode ser suavizada com álcool ou vaselina, usando lixa de água para melhorar o acabamento.
O epóxi depois de seco pode ser riscado para fazer texturas e pintada com todo o tipo de tinta acrílica, látex de pintar parede, plástica e esmalte sintético automotivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário