segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Parte II:Tipos de massas


Boa noite, mais uma vez eu demorei mais enfim aqui está a parte final do artigo "Tipos de massas".


Usadas para fazer maquetes e personagens, as massas a base de polímero são macias para modelar na forma que deseja e depois assa-las em um forno comum. Ao esfriar a massa se torna um material plástico bem rígido podendo ser furada, lixada, entalhada e pintada com tintas acrílicas. As marcas mais conhecidas são: Super Sculpey, Fimo, PV Clay e Bozzi polymer clay.
Para esculpir com esse tipo de massa é necessário condiciona-la antes, (trabalhar a massa com as mãos por um tempo), para que fiquem mais macias e fortes para quando forem assadas.


Ao sair do forno, geralmente a escultura apresentara algumas manchas arredondas, (bolhas) por causa do processo de transformação realizado pelo calor.
Caso a escultura rachar, aplique mais massa e deixe assando por mais 15 minutos, ou se não quiser assa-la preencha a rachadura com super bonder. Limpe o excesso da cola com papel toalha enrolada de forma fina. Para rachaduras maiores pode-se usar massa epóxi (Durepoxi), mais antes adicione um pouco de super bonder.

Utilize um pedaço de perfex umedecido com flluído de isqueiro para retirar as impressões digitais das esculturas já assadas.

Nunca use micro-ondas para assar a escultura, a cura deve ser feita em um forno comum pré-aquecido e quando for assar apoie a escultura em uma forma de alumínio forrada com papelão e depois sem colocar a mão deixe-a esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário